"Vamos Separar Sem Parar", além de ser a primeira iniciativa estadual por uma cultura de separação responsável e solidária dos resíduos recicláveis, é envolvida diretamente com associações e cooperativas de catadoras e catadores.
Idealizada pelo Fórum Lixo e Cidadania e Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) para ser aplicada em qualquer cidade do Brasil, a campanha de educomunicação conta com peças disponíveis para download e prontas para divulgação em meios diversos, tanto nas mídias digitais e eletrônicas quanto impressas.
Como objetivo principal, a movimentação fornece um material informativo de qualidade e didático, para incentivar a separação responsável e divulgar a coleta seletiva solidária nos municípios. Por isso, a contratação de cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis, que gera benefícios sociais e econômicos para toda a sociedade, é um dos principais alicerces do projeto.
No estado do Paraná, mais de 30 cidades já aderiram à ação, o que também aconteceu em outras em todo o Brasil, incluindo no Distrito Federal. Diversas entidades, instituições, ONGs e cooperativas se cadastraram para receber os materiais e passar a promover internamente a conscientização sobre a importância da reciclagem nos ambientes de trabalho e convivência.
Colocar profissionais do setor de reciclagem como protagonistas, apresentando o conteúdo de maneira direta e popular ao espectador e esclarecendo a função desses agentes ambientais foi parte importante da movimentação. Isso proporciona aos envolvidos uma oportunidade de participar ativamente dos processos comunicacionais, sendo pela criação de documentários, exploração de diferentes abordagens e conteúdos, ou compartilhamento de suas próprias experiências na mídia e redes sociais.
"Vamos Separar Sem Parar" é uma ferramenta educativa aliada a outras iniciativas, como o Prêmio MPT Pró-Catador Paraná, através das quais a população pode ter acesso a mais informação sobre a importância da reciclagem e como fazer a separação correta de resíduos recicláveis.
Se você também quer adotar a iniciativa para conscientizar pessoas, empresas, instituições, ONGs, escolas ou municípios, acesse o site e entre em contato:
Sua cidade: gera lixo ou gera renda?
Vamos separar sem parar
Fórum lixo e cidadania
Comunicação e operação, Advocacy
Em todas as mídias, em todos os lugares
Material reciclável virando renda, cidadania e desenvolvimento para muita gente.