A única ação nacional que une pessoas que trabalham com aplicativos de entrega
Criar, popularizar e divulgar uma campanha de envolvimento social, buscando gerar conhecimento sobre a realidade e os direitos de profissionais do setor de aplicativos por entrega. Esse foi o principal objetivo desse desafiador trabalho.
Com base nos resultados da pesquisa “Condições de trabalho, direitos e diálogo social para trabalhadoras/es do setor de entrega por APP”, estudamos as melhores possibilidades de divulgação para as informações de maneira simples e humanizada, buscando entregar para a sociedade um processo educativo sobre o tema abordado.
Uma campanha de educomunicação
Antes de qualquer movimentação criativa, para conseguir uma compreensão genuína da situação, conversamos com entregadores/as, pesquisadores/as, especialistas e lideranças do setor.
O conteúdo da campanha, bem como a identidade visual, idealização, linguagem, estratégias de comunicação, planejamento e cronograma de redes sociais foram desenvolvidos em conjunto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Instituto da Oportunidade Social (IOS), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com entregadores e lideranças de movimentos sociais. Essas foram algumas das entidades que, ativamente, participaram do processo educomunicativo elaborando diretamente a divulgação da campanha e a formação de canais de comunicação próprios.
Linha do tempo
A ação foi ao ar a partir de 25 de julho de 2022, após cerca de um mês de estudos, elaboração estratégica, criação, reuniões de alinhamento e aprovações. Através, principalmente, de meios digitais.
Foram criadas páginas próprias específicas para a campanha "A Gente Não Se Entrega" nas redes sociais Instagram e Facebook, e, ao mesmo tempo, um site da movimentação com materiais informativos sobre o projeto e um espaço para captação de contatos. Estruturamos, também, materiais adaptados exclusivamente para o WhatsApp, como forma de atingir com mais eficiência o público-alvo e propiciar a interação.
Resultados:
Com apenas um mês de divulgação, a campanha foi capaz de atingir com seus conteúdos mais de 2,4 milhões de pessoas no Instagram e mais de 1,7 milhões de pessoas no Facebook.
Nesse período, foram registrados mais de 47 mil engajamentos (curtidas, compartilhamentos, comentários e salvamentos) nas postagens do Instagram e mais de 111 mil no Facebook.
A divulgação dos diversos depoimentos de entregadores e entregadoras, não apenas em apoio à campanha, incentivou a denúncia de situações de abuso e violação de direitos, unindo a categoria e servindo ao objetivo de conscientizar a população.
As coberturas midiáticas ao vivo de eventos presenciais contaram com a participação de entregadoras, entregadores e líderes dos movimentos em Recife e Brasília, com distribuição de materiais impressos para maior engajamento e divulgação da campanha.
Links:
Pelos direitos de entregadores e entregadoras
A gente não se entrega
CUT / OIT / IOS
Comunicação e operação
Em todas as mídias, em todos os lugares
Dignidade e respeito: as melhores entregas.
Resultados
Engajamento que influencia
A divulgação dos diversos depoimentos de entregadores e entregadoras, não apenas em apoio à campanha, incentivou a denúncia de situações de abuso e violação de direitos, unindo a categoria e servindo ao objetivo de conscientizar a população.
As coberturas midiáticas ao vivo de eventos presenciais contaram com a participação de entregadoras, entregadores e líderes dos movimentos em Recife e Brasília, com distribuição de materiais impressos para maior engajamento e divulgação da campanha.
Milhões de pessoas impactadas
Com apenas um mês de divulgação, a campanha foi capaz de atingir com seus conteúdos mais de 2,4 milhões de pessoas no Instagram e mais de 1,7 milhões de pessoas no Facebook.
Nesse período, foram registrados mais de 47 mil engajamentos (curtidas, compartilhamentos, comentários e salvamentos) nas postagens do Instagram e mais de 111 mil no Facebook.