O Brasil tem passado por inúmeras reformas estruturais não aprovadas pela maioria da população. Essas reformas têm gerado grande mobilização por parte das entidades do mundo do trabalho, que clamam por mais reflexão e participação popular.
Uma das mais significativas é a Reforma da Previdência, que afetará a aposentadoria – para a grande maioria da população, o único ponto de apoio na terceira idade. Outros países, como França e Argentina, barraram essas reformas através de confrontos físicos e grandes convulsões sociais, mas no Brasil as entidades buscam tangibilizar os entes políticos para evitar a votação destas alterações.
Para essa missão, a Social foi convidada a pensar junto com diversos Sindicatos a elaboração de uma grande campanha, buscando conscientizar a população sobre os riscos dessas mudanças.
A estratégia adotada foi oferecer material de apoio e divulgação com uma abordagem diferente das demais campanhas de mesmo tema, convidando as pessoas a pensar Como Será o Amanhã com essas reformas.
Esta campanha é fruto da articulação das seguintes entidades:
Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES/REGIONAL SUL) ; Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho (SINJUTRA) ; Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (SENGE) ; Associação dos Servidores da Justiça Federal do Paraná (ASSERJUSPAR); Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná; Seção Sindical do ANDES-SN (APUFPR) ; Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde Trabalho Previdência Ação Social (SINDPREVS) ; Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais (SINPRF) ; Sindicato nacional dos Servidores do MPU (Ministério Público da União) no país, bem como do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) (SINASEMPU) ; União da Juventude Socialista (UJS) - Sindicato dos Judiciários do Paraná (SINJUSPAR) ; Sindicato dos Servidores do DETRAN do Paraná (SINDETRAN/PR); União Paranaense dos Estudantes (UPE) ; Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP); Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Paraná (Sindsaúde) ; Sindicato dos Docentes da UTFPR (Sindutfpr).
Responda quem puder
Como será o amanhã?
Entidades
Advocacy
Em todas as mídias, em todos os lugares
Com um clássico da MPB, convidamos a população brasileira a se perguntar sobre a reforma da previdência e refletir sobre a participação popular nas decisões políticas.
Resultados
Adiamento da votação
Nossa campanha somou-se às inúmeras outras iniciativas, fazendo assim com que o Congresso preferisse adiar a votação da reforma da previdência.
Mais de meio milhão de views
Os filmes da campanha totalizaram mais de 650 mil visualizações nas redes sociais, contando apenas com os números registrados nas redes oficiais de divulgação, mas tendo se espalhado também por vias não oficiais de maneira espontânea.
Seminários e eventos
A comunidade virtual reuniu cerca de 25 mil pessoas, a grande maioria de maneira orgânica, aglutinou inúmeras categorias profissionais em torno da campanha e realizou diversos seminários para debater e esclarecer o assunto junto à sociedade.