O Hospital Evangélico de Curitiba, que registra mais de 1 milhão de atendimentos por ano e que tem 95% de sua capacidade destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é um dos maiores hospitais filantrópicos do Paraná. Além disso, é o Hospital detentor do único centro de queimados no Paraná, reconhecido nacionalmente pelo tratamento a gestantes de alto risco, pessoas queimadas, cirurgias intrauterinas, maior banco de pele humana do Brasil e um dos maiores bancos nacionais de leite humano.
Apesar de tudo isso, a instituição, após empecilhos com questões econômicas, contraiu uma dívida de cerca de 300 milhões de reais. Um plano de recuperação teve início em dezembro de 2014, com a intervenção judicial do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR).
Hospital Evangélico, Vida Nova
O MPT-PR, a partir do plano de recuperação do hospital, uniu-se à Social Ideias para conduzir e coordenar um projeto de advocacy, articulando atores sociais como imprensa, poder público, empresas e a sociedade civil para a revitalização do hospital.
Inicialmente, o foco foi reconquistar a autoestima interna do Hospital e seu público. O envolvimento da comunidade no plano de recuperação, que ganhou o nome de Hospital Evangélico Vida Nova, foi quase instantâneo.
A Associação
A criação da Associação Independente e Laica Amigos do Hospital Evangélico, em fevereiro de 2017, foi determinante para ativar o apoio populacional ao projeto. Ativa até hoje, a associação é um canal para a sociedade apoiar o Hospital, de diferentes formas.
Após o lançamento da Associação e a envolvência de poder público, setor produtivo e sociedade civil em apoio à instituição, o hospital obteve respaldo da Caixa Econômica Federal. Uma arrecadação de fundos destinados aos novos projetos de reestruturação física do hospital em conjunto com parcerias externas ainda acontece.
Acesse e conheça o projeto:
Como salvar um dos mais importantes hospitais filantrópicos do país
Vamos ser amigos?
Hospital Evangélico Curitiba
Advocacy
Em todas as mídias, em todos os lugares
Envolver a sociedade, empresas e órgãos públicos em um plano de recuperação para o Hospital Evangélico de Curitiba.