Após conduzir uma pesquisa sobre toxicidade nos ambientes de trabalho, o Instituto Declatra (Defesa da Classe Trabalhadora) identificou que a maioria dos casos relatados eram provenientes do setor de telemarketing, com grande representatividade de profissionais terceirizados. Diante disso, nasce a proposta de expandir e continuar a ação "Vítimas do HSBC", abrangendo outras categorias profissionais relacionadas às telecomunicações. Essa é a origem do movimento "Vítimas das Teles".
"Vítimas das Teles" discute e investiga o modelo de gestão e as consequências do assédio moral organizacional na saúde, unindo entidades representativas e empresas com o objetivo de mostrar que não se obtém mais resultados formando um ambiente opressivo de produção e controle.
RESULTADOS:
Gravação de conteúdos
Três depoimentos reais de vítimas das empresas de telemarketing foram colhidos, produzidos e publicados nas redes. Os três materiais reuniram cerca de 100 mil visualizações nas redes sociais, contando apenas com os canais oficiais. Além disso, os filmes informativos foram espalhados por todo o Brasil em redes como o WhatsApp. Centenas de atendentes de telemarketing tiveram acesso às histórias e foram encorajados/as a denunciar o assédio moral nas organizações.
Pessoas atendidas
Funcionários de telemarketing de todo o Brasil relataram suas experiências de sofrimento com assédio moral no trabalho, e o movimento pôde atuar junto de empresas e gerências para destacar a importância de mudar o cenário.
Vítimas das teles
Você é uma vítima do assédio moral organizacional?
Declatra
Comunicação e operação, Advocacy
Em todas as mídias, em todos os lugares
Pela saúde no trabalho.
Resultados
Gravação de conteúdos
Três depoimentos reais de vítimas das empresas de telemarketing foram colhidos, produzidos e publicados nas redes. Os três materiais reuniram cerca de 100 mil visualizações nas redes sociais, contando apenas com os canais oficiais. Além disso, os filmes informativos foram espalhados por todo o Brasil em redes como o WhatsApp. Centenas de atendentes de telemarketing tiveram acesso às histórias e foram encorajados/as a denunciar o assédio moral nas organizações.
Pessoas atendidas
Funcionários de telemarketing de todo o Brasil relataram suas experiências de sofrimento com assédio moral no trabalho, e o movimento pôde atuar junto de empresas e gerências para destacar a importância de mudar o cenário.