A Cooperativa dos Trabalhadores Agroextrativistas do Oeste do Pará (ACOSPER), fundada em 1995, é uma instituição que há décadas realiza trabalhos fundamentais para fortalecer cadeias de valor de produtos extrativistas e de agricultura familiar na região amazônica. Atuando em áreas como empoderamento comunitário e restauração florestal com agroflorestas, meliponicultura, horticultura, fruticultura, e produção responsável de óleos naturais e outros artigos, a ACOSPER conta com apoio técnico do Projeto Saúde e Alegria (PSA) e financiamento da organização não governamental World Wide Fund for Nature (WWF), visando promover educação e responsabilidade ambiental na Amazônia.
Mais de 200 famílias amazonenses (a maioria residente na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, em áreas indígenas e quilombolas), por exemplo, se beneficiam da proposta da cooperativa de estabelecer uma fonte de renda sustentável através da produção e comercialização do mel de abelhas nativas sem ferrão – produto impulsionado pelo trabalho conjunto da Social Ideias, ACOSPER, PSA e comunidades locais.
Materiais Educomunicacativos
Durante 2023, em colaboração com a ACOSPER, a Social Ideias elaborou estratégias de comunicação e divulgação nacional das atividades e produtos da cooperativa. Essas iniciativas abrangeram diversos meios comunicacionais, desde redes sociais até as identidades visuais da marca e produtos, destacando sempre os produtores locais (populações ribeirinhas e famílias das comunidades indígenas e quilombolas) e integrando-os à própria organização.
Os produtos e a comunicação da marca foram pensados não só para evidenciar a geração de renda associada à SocioBioEconomia, mas fazer o trabalho de disseminar de forma educomunicativa os saberes das comunidades tradicionais, a preservação das áreas naturais protegidas e os papéis sociais desses aspectos no enfrentamento da crise climática.
Portanto, o objetivo do trabalho de comunicação da Social Ideias foi elevar a prática da meliponicultura a um produto que de fato se posiciona como um conceito de responsabilidade ambiental e renda sustentável quando associado à ACOSPER.
Resultados
Produções comunicacionais ilustrando de maneira educativa e didática a importância da meliponicultura na polinização, no equilíbrio ambiental, geração de renda, diminuição da crise climática e no próprio dia a dia dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
Meliponicultura em foco
Zum-Zum que vem da floresta amazônica
ACOSPER
Advocacy, Posicionamento, Comunicação e operação
Em todas as mídias, em todos os lugares
Uma floresta repleta de vida é convertida em economia sustentável
Resultados
Produções comunicacionais ilustrando de maneira educativa e didática a importância da meliponicultura na polinização, no equilíbrio ambiental, geração de renda, diminuição da crise climática e no próprio dia a dia dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos.